sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Estamos na mídia

Reportagem da Folha de Pernambuco sobre o Espanhol no vestibular com declarações minhas - Carol Bello.

Escolha por espanhol vem crescendo
Sílvia Leitão - Edição de 02/11/2008. disponível em http://www.folhape.com.br/
Atenção redobrada com “falsos amigos”Uma prova diferente das dos últimos anos é o que esperam os professores para o Vestibular 2009 das universidades federais de Pernambuco. Interpretação e compreensão de artigos, utilização de temas da atualidade como pano de fundo para perguntas sobre gramática vão dar o tom dos testes mais concorridos do Estado, segundo os especialistas no concurso. A atenção deve ser redobrada para os falsos amigos, os heterosemânticos, que, por terem a grafia igual à portuguesa, comumente os alunos acreditam se tratar das mesmas palavras (veja quadro abaixo). Mesmo recorrentes em concursos anteriores, podem representar um grande perigo na hora de compreender os textos.
Na opinião da professora de cursinho pré-vestibular Patrícia Beltrão, as questões de interpretação estarão em mais da metade do vestibular. “Os tipos de textos cobrados também são diferentes. Na UPE, são mais jornalísticos e na UFPE, opinativos, exigindo mais do aluno”, informou Patrícia. Ainda sobre as diferentes cobranças, ela adverte para que o aluno tenha ciência sobre o conteúdo geral e os detalhes.”Desconfiar da primeira impressão. Lembrar que, entre as alternativas, haverá afirmativas corretas, contidas no texto, mas que não necessariamente conterão a idéia central. Na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), também tem muita interpretação de texto, mas a gramática é mais pura”, diferenciou.
Carol Bello, professora do 3º ano do Ensino Médio e de cursinho para vestibulandos, afirma que fazer leituras é sempre importante para se preparar para as provas. “Mas não dá para adivinhar qual texto vai cair. Quanto à gramática espanhola, atenção à morfossintaxe, em especial aos pronomes complemento, tempos verbais (principalmente os compostos) e, pelo menos na UPE, pode também ser cobrada a parte de fonética - que no ano passado não caiu, mas pode voltar às perguntas”, enumerou. Outro professor do idioma, José Roberto Silva indica diversificar o tipo de estudo nas vésperas do vestibular. “Leituras de paradidáticos e músicas, ou seja, ter o máximo de contato com a língua estrangeira, mas de maneira descontraída. Ler jornais espanhóis pela internet, para assimilar o vocabulário da atualidade, também é importante porque os textos prometem ser mais coloquiais, semelhantes ao uso cotidiano da língua”, indicou.

Nenhum comentário: